quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sonho de criança



Em minha infância fui daqueles garotos  que adorava passar boa parte de seu tempo livre brincando com carrinhos de ferro (designação dada por nós às miniaturas de carros na década de 80), comprava-os aos montes e, na maioria do tempo, montava corridas com eles. Os carrinhos eram extremamente simples, do tipo brinquedinho mesmo, feitos por marcas baratas, tais como MAJORETTE e MATCHBOX, que seriam análogas hoje em dia às confeccionadas pela marca HOTWHEELS. E, desde bem pequeno, comecei a notar uma particularidade que muito me incomodava nessas miniaturas: sempre que ia comprar uma nova procurava por um PASSAT, um CHEVETTE ou um CORCEL, carros que minha família tinha na época, mas nunca os encontrava pois os modelos oferecidos eram somente os estrangeiros, quase todos americanos ou europeus. Confesso que carreguei essa frustração até crescer, virar adolescente e me interessar por outras coisas, esquecendo-me momentaneamente dos "carrinhos".

O tempo passou, tornei-me adulto e retomei a paixão de criança quando me deparei com os DIECASTS... nova modalidade de miniaturas, feitas para adultos, com alto grau de sofisticação e detalhamento dos carros oferecidos em escalas diferentes de acordo a atender o gosto de cada um, FOI UMA MARAVILHA me deleitar com todas aquelas verdadeiras réplicas dos carros normais. Comecei minha nova coleção com uma escala grande, 1/18, e comprava apenas carros de Fórmula 1. Modelos marcantes figuraram em minhas prateleiras, tais como a esguia Brabham BT 52  do bicampeonato mundial de Nélson Piquet e a belíssima LOTUS 97T da primeira vitória de Ayrton Senna em 1985. Como meu interesse por Fórmula 1 foi diminuindo à medida que a categoria se deteriorava na capacidade de gerar espetáculos, fui migrando gradativamente para os carros de rua que mais gostava, a escala continuava a mesma 1/18, E QUAL NÃO FOI MINHA ENORME SURPRESA QUANDO ME DEPAREI COM MINHA ANTIGA FRUSTRAÇÃO: CADÊ AS MINIATURAS DE CARROS NACIONAIS ??? Simplesmente não existiam... Tive que contentar então com os mesmos carros estrangeiros de outrora.

Até que num belíssimo dia recebi a grande notícia que o jornal carioca EXTRA faria uma série de miniaturas exclusivamente de carros nacionais. Fiquei exultante num primeiro momento para frustrar-me posteriormente ao tomar conhecimento  que as miniaturas não seguiriam o padrão de escalas para colecionadores, cada um teria um tamanho aleatório e seriam manufaturadas de maneira bem simples, não muito elaboradas (boa parte nem retrovisor lateral tinha). Contentei-me, então, e comprei a coleção inteira de 24 miniaturas, mas o sonho juvenil ainda não estava completamente realizado, ATÉ QUE: SURGE A COLEÇÃO CARROS INESQUECÍVEIS DO BRASIL !!! Um projeto ousado lançado pela editora PLANETA DEAGOSTINI que prometia o lançamento de 50 miniaturas, isso mesmo, CINQUENTA miniaturas diferentes de carros nacionais todas na escala de colecionador 1/43 e acompanhadas de fascículos educativos com a história de cada carro encadernáveis em duas capas duras temáticas. Além de tudo isso, as miniaturas viriam protegidas por cases individuais de acrílico com base e, para quem se tornasse assinante do projeto, 3 brindes seriam oferecidos: 2 miniaturas temáticas, uma ambulância e uma viatura de polícia, mais um diorama de posto de gasolina. Para, finalmente, ver meu sonho de mais de vinte anos realizado bastava assinar a coleção que chegaria mensalmente em meu endereço, a editora manda geralmente 3 miniaturas por mês.

CONCLUSÃO: SONHO REALIZADO, VELHO GAROTO FELIZ !!! Hoje, já possuo 40 miniaturas de carros nacionais, cada uma mais linda do que a outra, decorando as estantes de meu consultório e prateleiras de meu escritório residencial  e espero avidamente a chegada dos modelos restantes. Para celebrar a realização deste sonho publicarei aqui em uma série denominada MARAVILHAS DO BRASIL todas as miniaturas da coleção, com fotos exclusivas tiradas pela excelente fotógrafa CÁSSIA MALHEIROS.

É esperar para conferir: HERE COMES MARAVILHAS DO BRASIL !!!