domingo, 7 de junho de 2009

Alemãozinho bem mais ou menos


Sebastian Vettel surgiu na Fórmula 1 como aquela grande promessa de grande piloto, candidato a gênio. Conseguiu uma grande façanha em 2008 ao levar um carro apenas médio, o Toro Rosso (ex-Minardi), à pole position e à vitória no solo sagrado de Monza, feito que catapultou seu nome ao estrelato. Contratado pela Red Bull, equipe galgada à condição de grande no atual certame, venceu a primeira corrida da história dos touros vermelhos em solo vermelho, China. Então está confirmado, o alemãozinho é uma realidade ? É mesmo um gênio ?
Não, com certeza não é... E o GP da Turquia veio demonstrar isso, o tedesco repetiu em solo otomano erros e uma pilotagem titubeante que já havia cometido em outras corridas de 2009. Primeiro cedeu a liderança no início da corrida ao SUPER BUTTON, esse sim o grande piloto da atualidade (e pensar que li por aí - não me lembro onde - pouquíssimos meses atrás que "ninguém liga para Button", ah! nada como um dia após o outro), e depois com um carro super leve e muito mais rápido não teve competência de ultrapassar o inglês em uma pista que proporciona vários pontos para fazê-lo. Vettel fez cara de quem comeu e não gostou no pódio ao chegar atrás até de seu companheiro de equipe, e não podia ser diferente, pois foi o grande DERROTADO do dia.
Sebastian Vettel é novo e tem muito a aprender ainda, pode vir a se tornar o grande piloto que todos esperam que seja, mas diletante e muito suscetível à pressão de chegar ao topo como tem demonstrado ser, ele atualmente é apenas um piloto RAZOÁVEL... Galvão Bueno, que por incrível que pareça fez falta hoje durante a transmissão de hoje diante da ruindade exponencial desse tal de Cléber Machado (esse sim é PÉSSIMO), sempre martela nos nossos ouvidos que fazer bonito no pelotão intermediário é uma coisa, mas liderar um carro vencedor e suportar a pressão advinda dessa condição separa homens de meninos na Fórmula 1, sou obrigado a concordar com o locutor global e estou de olho em Vettel. Por enquanto ele está mais para MAIS ou MENOS, como o título da resenha, do que para confirmar a condição de ÁS da velocidade.
É aguardar para ver no que dá, e enquanto isso... Button desfila alegremente seu Brawn GP em cima das galinhas mortas que pilotam os carros que poderiam lhe ameaçar enquanto os verdadeiros ASES da velocidade - ALONSO, HAMILTON E MASSA - sofrem com seus carros ruins.

ESSA É A FÓRMULA 1 DE 2009, QUE MUITO MAIS SE ASSEMELHA À PASMACEIRA DE 2004 - UM DOS ANOS MAIS CHATOS DA HISTÓRIA DA CATEGORIA - DO QUE AO PROMETIDO ESPETÁCULO QUE AS MUDANÇAS NO REGULAMENTO TRARIAM...

A F1 REALMENTE MUDOU... PENA QUE FOI PARA PIOR...