domingo, 22 de março de 2009

Miniatura da Vez 22 - Miniaturização de um momento histórico

Apresento hoje uma das miniaturas prediletas de minha coleção particular: a WILLIAMS FW 14 de Nigel Mansell, série especial GP da Inglaterra de 1991, onde Mansell deu a famosa carona a Ayrton Senna logo depois que o brasileiro abandonou a corrida na última volta por pane seca, quando estava em segundo lugar.

Nigel Mansell cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e causou um imenso frisson na torcida inglesa que, ensandecida, invadiu a pista enquanto o Leão comemorava enlouquecidamente seu triunfo em casa. No meio do circuito de Silverstone, Mansell encontra um Senna desolado pelo seu infortúnio e, numa daquelas mágicas e únicas oportunidades da vida de cada ser humano de fazer algo extraordinário, decide estacionar o carro ao lado do brasileiro e oferecer-lhe uma carona.

Senna prontamente aceita a oferta de Mansell, senta-se no lado esquerdo da carenagem do Williams vencedor de Mansell acomodando sua perna direita dentro do cockpit e lá se foram dois reis do espetáculo do esporte a motor desfilando junto pela metade restante do traçado de Silverstone a caminho dos boxes.

A fábrica alemã de miniaturas MINICHAMPS tratou de nos presentear com a miniatura que considero a mais importante que a marca já manufaturou e retratou o desfile gala dos deuses da velocidade em duas escalas, meu modelo retratado aqui é da escala 1/18, mas para aqueles que gostam dos modelos diminutos há disponível também a miniatura na escala 1/43.

A miniatura foi muito bem confeccionada e, para o deleite dos colecionadores , conta com partes móveis que, sendo removidas, permitem a visualização do motor e da suspensão ativa usada pelo fabuloso Williams de Mansell, foto 4 (clique nela para visualisar melhor).

Na mesma foto 4 vocês poderão observar também que a figura de Senna também é removível. E quem possui a miniatura ou pôde vê-la de perto ficou muito satisfeito com o trabalho feito com a figura de Senna, a mais bem feita pela Minichamps até hoje.

Mas nem tudo são flores... Deem uma olhada na foto oficial da Minichamps e veja como ela realmente é comercializada:

Notaram a cagada ? Pois é, mais uma vez a Minichamps insiste em não retratar o carro alvo com uma réplica fiel, ficou faltando o logotipo da CAMEL. No GP da Inglaterra - como em outros da Europa - havia na época uma proibição parcial de propagandas tabagistas, ou seja, os carros não podiam correr com as inscrições do cigarro que os patrocinava mas podiam estampar seu logotipo na carenagem. E o mais estranho e pertubador é que a Minichamps fez várias réplicas corretas exibindo exatamente a mesma situação, querem ver:

1 - Que tal essa Benetton de Roberto Moreno?

2 - E essa Benetton de Michael Schumacher ?

3 - Ou a Lotus de Satoru Nakajima onde aparece a inscrição LOTUS substituindo CAMEL mas o logotipo está lá em todas as partes do carro:

Visto isso, fica claro e evidente que não há motivos para a Minichamps não confeccionar o camelinho-símbolo da Camel na Williams. Parece que a fábrica gosta mesmo é de atazanar a vida dos colecionadores fazendo-os correr atrás de decalques para adesivar suas miniaturas, aumentando custos de um produto que por si só já é caro e causando transtornos para achar tais adesivos, que não são assim tão fáceis de serem adquiridos. No meu caso, comprei a miniatura já adesivada na Europa algum tempo atrás.

FICA, PORTANTO, ESSA COMO A ÚNICA BRONCA, PORQUE A MINIATURA É SOBERBA !!!