quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Mais belos carros by F1 RACING: O décimo sexto colocado

Terminada a alucinante temporada de 2008, que muita polêmica - boa - gerou podemos voltar gradativamente à nossa vida normal, nos refazendo devagarinho das intensas emoções recentemente vividas. Nada melhor para iniciar essa retomada do que trazer de volta mais um post da série MAIS BELOS CARROS eleitos pela revista F1 RACING. Conheceremos hoje o carro número 16 da lista:



#16 - Renault R24 - 2004

Designer: Mark Smith
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve
Vitórias: 1
Poles: 3
M.volta: 0
Pontos: 105

O R24 foi um carro extremamente inovador na Fórmula 1 em termos de design aerodinâmico, chamado de carro onda o Renault de 2004 adotou linhas nunca antes usadas, principalmente em suas entradas de ar laterais, onde em seu início a carenagem tinha uma linha de altura compatível com essa entrada lateral que se curvava para baixo tornando-se sinuosa no meio e subindo em seu final, terminando em uma aleta que direcionava o ar diretamente para cima (observem nas fotos, clicando nelas para ampliar). Essa linha sinuosa foi apelidada de onda e por isso o carro recebeu o apelido de carro onda, reparem nas fotos que até o patrocínio Mild Seven entrou nessa "onda" e ficou todo retorcido em seu leiaute lateral. O artifício aerodinâmico se mostrou extremamente eficiente e a Renault conseguiu fazer do R24 um carro eficaz.

Com um bom carro e excelentes pilotos, o R24 conseguiu a façanha de derrotar em Mônaco o poderosíssimo Ferrari F2004, dono de nada mais nada menos do que 15 vitórias em 18 corridas disputadas no certame. O R24 foi a semente gerada pela Renault para triunfar na Fórmula 1 no ano seguinte, pois foi com a evolução do R24 que a Renault conseguiu definitivamente o que perseguia avidamente desde a década de 1970: os dois títulos máximos da categoria, de pilotos e de construtores.

O único ponto negativo da equipe francesa em 2004 foi a injusta demissão de Jarno Trulli, justamente ele que foi responsável pela vitória da equipe em Mônaco, por motivos meramente políticos, o piloto se envolveu em um imbróglio com o diretor esportivo Flávio Briatore e foi expulso antes ainda da temporada terminar. Uma pena, pois seria a valiosa chance de avaliarmos o real potencial de Trulli em uma equipe de ponta, ele merecia essa chance...