segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Guia do Colecionador 1 - Os carros campeões do mundo da década de 1950 disponíveis na escala 1/18 - Parte Final

Fechando a década de 1950, publico hoje o último carro em miniatura diecast que representa a referida década. Fechando com chave de ouro aí vem a belíssima MASERATI 250F carro no qual Juan Manuel Fangio conquistou seu quinto e último título na Fórmula 1. Vamos a ela então:


5 - 1957

CAMPEÃO DO MUNDO: JUAN MANUEL FANGIO
CARRO: MASERATI 250F
MINIATURA: CMC



A Maserati 250F é o carro que protagonizou a mais bela exibição de Juan Manuel Fangio na Fórmula 1. O show foi dado no velho traçado de Nürburgring com seus mais de 22 quilômetros de extensão e a corrida era a sexta - e antepenúltima - do campeonato que laureou pela última vez o argentino pentacampeão mundial. A façanha de Fangio ocorreu depois de uma lambança de sua equipe que demorou intermináveis um minuto e dezoito segundos para realizar seu pit stop e o entregou de volta à pista na terceira colocação com cinqüenta e um segundos de defasagem para o segundo colocado, a Ferrari de Peter Collins. Como precisava da vitória para sagrar-se campeão antecipadamente, Fangio não titubeou e partiu para cima com arrojo e determinação incomuns para um piloto que dizia sempre que "a melhor maneira de vencer é guiando da forma mais lenta possível". E Fangio assombrou os espectadores presentes no velho Nürbrurgring voando - literalmente - sobre suas "lombadas" - locais que os pilotos da época geralmente "tiravam o pé" - e quebrou o recorde da pista dez vezes até chegar na Ferrari de Collins e o ultrapassá-lo categoricamente conquistando a segunda posição. Restava a outra Ferrari, do líder Mike Hawthorn... Fangio cerrou os dentes e de forma espetacular partiu para cima do inglês e numa manobra fantástica o ultrapassou dando um xis na Ferrari a apenas duas voltas do final. Fangio venceria sua última corrida na Fórmula arrebatando o título de forma fenomenal. Ele mesmo disse que nunca mais guiaria daquela forma novamente.

E é nesse contexto de carro maravilhoso e piloto fenomenal que apresento a miniatura que a CMC fez na escala 1/18 para retratar uma das mais históricas passagens da Fórmula 1 antiga.
A CMC caprichou tanto para poder nivelar-se ao carro retratado que montou a miniatura a partir de espantosas 1.387 partes manufaturadas a mão. E faturou por isso o título de miniatura do ano de 2005. Existem duas versões para essa miniatura e a diferença entre elas é somente a presença do número 1 e de uma inscrição grafada na parte traseira do carro que a contém onde se lê: MO-28 (compare essa diferença nas fotos comparativas clicando nelas para melhor visualizá-las).
Seguindo o padrão de evolução verificado nas W196 do post anterior desta série, a CMC foi além e nos brindou com mais uma arte em detalhamento de miniaturas, o que se pode observar claramente nos seguintes ítens:

- Pintura externa impecável em um tom vermelho-claro com uma faixa em amarela no bico feita a mão;
- Logotipos da Maserati próximos ao cockpit pintados e pequeno emblema da equipe próximo ao bico confeccionado separadamente em metal;
- Diversas aberturas de ar na carenagem em forma de meia-lua feitas verdadeiramente e não pintadas;
- Vários parafusos e rebites de metal confeccionados um a um ao longo de todo o chassi;
- Tampa do motor removível e composta de pequenas maçanetas que giram abrindo e/ou fechando a tampa;
- Bocais móveis do tanque de combustível e reservatório de óleo, e há um pino central no bocal do tanque de combustível que tinha função de evitar o refluxo do combustível usado pelo carro que era composto de uma mistura de gasolina, metanol, acetona , benzina e óleo;
- Cockpit extremamente detalhado e realista onde podem se ver todos os instrumentos do painel com seus marcadores fielmente reproduzidos, representação fidedigna de toda a pedaleira, alavanca de marcha e túbulos internos presentes, volante impecavelmente reproduzindo um aro de madeira sustentado por três hastes metálicas e banco de tecido azul-escuro com uma pequena faixa central retangular em azul de tom mais claro;
- Rodas raiadas compostas de 48 feixes individualizados presas por uma porca central removível que permite a retirada da roda e do pneu para visulização do sistema de freios;
- Presença de cintas de couro legítimo de cor vermelha na altura do tanque de combustível e logo atrás do banco do piloto ;
- Abertura anterior contendo em seu interior uma delgada grade protetora do sistema de arrefecimento em forma de tela com um pequeno círculo central em metal;
- cano de escapamento de plástico na cor preta que percorre todo o trajeto de saída do motor até projetar-se posteriormente à roda traseira esquerda, esse cano apresenta um anel de fixação na altura da referida roda confeccionado em metal;
- aletas laterais em forma de barbatana de tubarão situadas posteriormente às rodas dianteiras sustentadas por uma haste cilíndrica presa a elas por um pequeno rebite em metal (essas aletas não tinham função aerodinâmica, como disse anteriormente, protegiam na verdade o piloto de sujeiras jogadas pelos pneus) ;
- o motor de 6 cilindros em linha contém todos os seus elementos fielmente reproduzidos, inclusive fiações e presilhas de sustentação de alguns de seus componentes, parece que basta dar partida que o modelo sairá andando, é incrível;
- pequena abertura no assoalho do modelo onde se vê detalhes da porção inferior do motor;
- pode se observar - com alguma dificuldade - algumas partes da representação de todo o sistema tubular que compõe o "esqueleto" do chassi;

Portanto, meus amigos, trata-se de mais um show da CMC ao reproduzir um carro lendário.

COMO ESSE É O ÚLTIMO POST DA SÉRIE DOS CAMPEÕES DA DÉCADA DE 1950 EM 1/18, farei aqui um breve resumo dos carros da década:

ANO / MINIATURA(S)

1950 : NÃO EXISTE
1951 : NÃO EXISTE
1952 : EXOTO - CMC
1953 : EXOTO
1954/1955 : CMC - 2 VERSÕES: MONOPOSTO E STREAMLINER
1956 : NÃO EXISTE
1957 : CMC
1958 : NÃO EXISTE
1959 : NÃO EXISTE

Finalizando, há promessas da EXOTO de lançar os carros campeões de 1951 e 1958 e assim que forem lançados - se a promessa de fato se cumprir - farei posts descritivos atualizando a lista, mas o balanço final da década de 1950 até a presente data é esta aí: dos 10 carros campeões da década há 5 anos em que foram manufaturadas miniaturas para os representar.

ATÉ O PRÓXIMO GUIA DO COLECIONADOR ENTÃO, QUE TRARÁ A LISTA DOS CAMPEÕES MUNDIAIS DA DÉCADA DE 1960 QUE EXISTEM EM 1/18.