quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Coluna do Leitor - A beleza do Lotus 97T por Sávio Ricardo Machado

A coluna do leitor de hoje pega carona no post anterior referindo-se a um dos carros que compôs o empate triplo na eleição promovida pela revista F1 RACING, que escolheu os 73 mais belos carros da história da F1 até o final do ano de 2004. O carro escolhido para receber os elogios do leitor foi o marcante LOTUS 97T da dupla ELIO DE ANGELIS/AYRTON SENNA no ano de 1985 e quem vai discorrer sobre a beleza do bólido negro é meu grande amigo Sávio Ricardo Machado, dono do excelente BLOG SÁVIO MACHADO. Com a palavra então meu amigo Sávio:


"Bom dia meu amigo Ribeiro. Num desses dias em que conversávamos falaste-me sobre fazer um post do meu carro favorito da Fórmula 1. Bem, provavelmente você já poderia prever que carro eu penso ser um dos mais belos dessa atmosfera do mundo automobilístico. A conversa aqui não é mostrar um carro campeão, mas sim um dos mais belos já desenhados e o que ele representa para mim. A Lotus de motor turbo Renault, juntamente com o piloto Ayrton Senna consegue passar uma atmosfera de misticismo, poder, superação e força. Talvez colocar apenas o carro em evidência não teria o resultado que eu quero deixar neste post.

Este poderia ser apenas um carro se não fosse alguém tão diferente que o pilotasse, transformando-o num verdadeiro mito. A Lotus com motor Turbo Renault de Ayrton Senna era linda, com seus patrocinadores estampados em dourado. Esse carro deu a primeira vitória na Fórmula 1 a Ayrton. Foi no dia 21 de Abril de 1985. Este dia foi marcado por fortes emoções a todos os brasileiros. Além da vitória de um brasileiro na Formula 1 no dia em que se lembrava da morte de Tiradentes, este dia também foi o dia da morte do presidente eleito Tancredo Neves. Não houve brasileiro que não sentisse tanta emoção durante aquela semana. A partir desse dia, todos os domingos foram cheios de expectativas, não só para os brasileiros, mas para todos aqueles que assistiam a Fórmula 1. O carro negro com seus patrocinadores dourados sempre será lembrado no mundo da Fórmula 1 pela beleza das suas cores e pelo seu design, além de dar início a uma série de vitórias ao grande Ayrton Senna,

Um grande abraço a todos os leitores desse blog maravilhoso e ao seu autor Alexandre Ribeiro."

Obrigado, Sávio, pela valorosa colaboração e conseguistes em poucas palavras nos fazer viajar ao tempos de um Brasil turbulento e de um povo carente de lideranças significativas.