domingo, 1 de junho de 2008

Advogado de defesa


Dando uma pausa - ufa!!! - nas publicações sobre o Brazil Classics, resolvi comentar um e-mail que recebi do Sr. Esteban Chavez, o qual transcrevo na íntegra abaixo:

" Hola.
?Cuál la razión que los diarios de Brasil seleccionam que fue defective de equipo de Ferrari razión que señor Massa fue tercer lugar. Para nosotros los diarios de Brasil buscan una excusa. Para nosotros no fue defective de equipo de Ferrari y si fue incompetencia de brasileño Massa. La verdad es muy sinples, Massa es um incopetente y no tiene condicion de ser campeón en formula uno.

Nosotros somos inchas de ALONSO.

Brasileño Massa NO

UN SALUDO"

Bem, começando por partes, quero deixar bem claro que eu mesmo fui crítico contumaz de algumas posturas de Massa na pré-temporada e no início do atual certame, principalmente no que tangia suas persistentes reclamações sobre a retirada do controle de tração. Fiz também uma análise detalhada de quão decepcionante era o seu retrospecto em seus primeiros anos de F1, mostrando minuciosamente as surras que o brasileiro tinha tomado de seus companheiros de equipe. Quem duvidar é só navegar nas postagens mais antigas aqui do blog mesmo para conferir se falto com a verdade.

Em contrapartida, tracei um paralelo da carreira de Massa comparando-a com a de um dos maiores gênios que já vi guiar, o showman Nigel Mansell. O Leão foi um trapalhão de marca maior em seus primeiros anos de F1, mas com o passar dos tempos passou a ser um piloto de habilidade ímpar, capaz dos maiores e mais belos lances que um piloto talentoso podia nos proporcionar. Pois então, comecei o ano rogando a Deus que Massa repetisse o fato ocorrido com Mansell, que seu talento finalmente desabrochasse depois de alguns anos de bobagens.

Pois bem, passado o início da temporada, Massa já dá alguns sinais de amadurecimento e de uma pilotagem consistente, lutando para manter a cabeça no lugar e evitar erros tolos. E o amadurecimento é tanto que não se vê mais o piloto reclamando do desequilíbrio gerado pela falta do controle de tração. E mais, tem se tornado inigualavelmente rápido nos treinos classificatórios - condição importantíssima na atual F1 de ultrapassagens quase impossíveis.

Deixando bem claro esses três parágrafos acima, gostaria de entrar no assunto abordado pelo Esteban Chavez agora: acho engraçada a delegação de culpa a Massa pela perda da vitória, pois como o brasileiro poderia traçar uma estratégia tão estúpida tendo o total controle da situação de retomada da posição perdida para Kubica, nos tempos rápidos que vinha fazendo antes de sua parada? Como Massa poderia optar por uma parada mais longa sendo que a condição imprescindível para a retomada da posição de Kubica seria justamente um pit stop curto?

O que ocorreu realmente - FATO EXTREMAMENTE ALARDEADO NA IMPRENSA EUROPÉIA - foi que a Ferrari estava extremamente preocupada com a estratégia adotada pela Mclaren para Lewis Hamilton - que imprimia um ritmo fortíssimo e ainda tinha muitas voltas antes de sua parada - e quis dar o tal "pulo do gato" colocando Massa pesado mas sem ter a necessidade de fazer mais uma parada (como Hamilton ainda teria que fazer). E então num átimo de extrema estupidez resolveu adotar a estratégia suicida, sem levar em conta que as condições da pista poderiam mudar e forçar os pilotos a uma troca não para reabastecer mas sim para troca de pneus, o que ocorreu e "afundou" de vez a tentativa de estratégia miraculosa tramada pela Scuderia.

Então, meu caro Esteban, acho que está mais do que provado - INCLUSIVE POR UM MEA CULPA dos dirigentes da Ferrari na corrida de Mônaco - que Massa ainda tem muito o que aprender e ainda precisa fazer uma corrida que encha os nossos olhos - se bem que na atual conjuntura de uma F1 com tendências de procissão é coisa rara ver um piloto fazer corridas miraculosas a la Ayrton Senna - mas culpá-lo pela perda da vitória em Mônaco é crueldade e INJUSTIÇA. E digo mais, se o Felipe continuar com essa consistência que vem apresentando em corridas e com essa superioridade avassaladora em treinos classificatórios, aponto-o como o grande favorito ao título de uma F1 que prima pela regularidade em detrimento da ousadia, do arrojo de outros tempos.

Finalizando, digo que respeito muito a opinião do leitor Esteban mas achei-me no direito de ser o advogado de defesa de Felipe Massa nesse caso, não por ufanismo barato mas por uma simples constatação dos fatos VERDADEIRAMENTE ocorridos.

P.S: GOSTARIA DE CONVOCAR ALGUNS AMIGOS PARA OPINAREM SOBRE ESSE ASSUNTO, INCLUSIVE SE ACHAREM QUE ESTOU ERRADO. FICARIA MUITO SATISFEITO SE PUDESSE TER PARECERES DE SÁVIO MACHADO, PRISCILLA BAR, RON GROO, LIMA, PC FARIA, SAMUEL REIS, FELIPE MACIEL, GREGÓRIO CHARCZUCK E OUTROS AMIGOS. DESDE JÁ AGRADEÇO.