quinta-feira, 15 de novembro de 2007

#49 - Mclaren MP4-18A - 2003


DESIGNER: Adrian Newey
Pilotos: Esse carro nunca correu

O que você diria ao analisar os números finais de Kimi Räikkönen no final da temporada de 2003: vice-campeão, a apenas dois pontos de Schumacher (imbatível de 2000 a 2004), quarenta pontos a frente de seu companheiro de equipe o já experiente David Coulthard e nove pontos a frente da nova sensação da F1 Juan Pablo Montoya com seu eficente Williams BMW ? Não paremos por aqui, adicione aos números os seguintes fatos: Kimi Räikkönen levou a decisão do título para a última corrida e só perdeu o título porque Rubens Barrichello venceu o GP do Japão ajudando o alemão a sagrar-se hexacampeão (se Kimi, segundo colocado na corrida, passasse Rubens seria ele a triunfar no campeonato). E então, de posse todos essas informações, lanço a questão: o que faria a Mclaren entrar em pânico durante a temporada e tentar em vão criar um carro substituto ao MP4/17D que vinha disputando as corridas?
O caso todo é o seguinte: o carro que disputaria a temporada de 2003 seria o MP4/18. Mas devido a problemas sérios de confiabilidade nos testes a Mclaren não conseguia colocá-lo para disputar corridas e teve que apelar para o já obsoleto MP4/17 para "quebrar o galho". Uma dessas tentativas de colocar o MP4/18 para correr resultou no belíssimo MP4/18A que, apesar de sua primorosa escultura, nunca correu por não conseguir resolver o tal problema de confiabilidade.